-
Arquitetos: Jo Nagasaka, Schemata Architects
- Área: 994 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ju Yeon Lee
-
Fabricantes: HOSHIZAKI, WHITELIGHT, X's
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é o segundo banheiro público projetado por Schemata Architects. Originalmente, estes locais surgiram na região de Kanto, Japão, quando não havia banheiros nas casas, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, para melhorar a higiene pública. Naquela época, o Monte Fuji era pintado nas paredes de muitos banheiros públicos da região como um símbolo de esperança. E a rotina diária de ir ao banheiro conectava as pessoas, funcionando como um local para a comunidade.
Mais de meio século depois, os banheiros públicos se tornaram obsoletos, já que cada casa tem seu próprio, e tomar banho de manhã se tornou uma prática comum sob a influência da cultura ocidental. Claro, alguns visitantes vêm ao banheiro como parte de sua rotina diária, mesmo que tenham um em casa, mas isso não é suficiente para manter o local até a próxima geração, por isso, recentemente, os banheiros públicos começaram a desaparecer da cidade num piscar de olhos.
Komae-yu era um exemplo disso, mas o proprietário, Sr. Nishikawa, queria preservá-lo e decidiu gerenciá-lo como sucessor. Nesse processo, ele viu o Kogane-yu, primeiro banheiro público que havíamos feito e nos procurou. No Kogane-yu, com a esperança de oferecer atividades extras, criamos uma sauna e um "bandai" (balcão de recepção) onde você pode beber cerveja, além das instalações do banheiro. O mesmo conceito foi usado para este projeto. Como a localização fica a apenas 30 minutos a pé ou a 15 minutos de trem de onde moro, assumi o projeto como se fosse meu banheiro comunitário.
Inicialmente, assim como o Kogane-yu, o Komae-yu era um banheiro público localizado em um prédio de concreto armado com espaço residencial nos andares superiores. No entanto, como o terreno fica nos subúrbios de Komae, há muitos lotes vazios nas proximidades, por isso, decidimos criar um banheiro público que aproveitasse o espaço disponível. Imaginamos como o espaço vago se entrelaçaria com as galerias que se transformariam em espaços verdes ao longo do tempo e decidimos que poderíamos criar um banheiro público que incorporasse essa vegetação, juntamente com saunas aconchegantes e um bar. Criamos azulejos verdes originais sob medida em Tajimi para constituir uma afinidade com o tom esverdeado.
Recordando minhas experiências favoritas de contemplar vagamente o patchwork de azulejos nos antigos banheiros públicos de Kyoto surgiu o desejo de fazer algo semelhante. Criamos azulejos personalizados em tamanhos quadrados de 47x47mm, 97x97mm e 47x97mm e os arranjamos de forma que se alternassem da maneira mais sutil possível.
No passado, a edificação abrigava um pub administrado pela tia do proprietário na frente e um banheiro público atrás. O novo banheiro público conecta as áreas de banho e alimentação internas com um Monte Fuji nos azulejos na parede e um bar e balcão de recepção ao redor dele. O terreno vago ao lado se transformou em um local de encontro onde as pessoas podem desfrutar de uma bebida após o banho enquanto olham para o Monte Fuji. Em menos de um mês desde sua abertura, o Komae-yu está gradualmente se tornando um ponto de encontro para a comunidade, recuperando o papel de um banheiro público como parte integrante da comunidade local.